Internacionalização e inovação de Marketing
Designação do Projeto: Internacionalização e inovação de Marketing
Nº Projeto: 2155
Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-002155
Objetivo principal: Reforçar a competitividade das pequenas e medias empresas
Região de intervenção: NORTE
Entidade beneficiária: TÊXTEIS LEIPER, LDA
Data de aprovação: 07-09- 2015
Data de início: 01-09- 2015
Data de conclusão: 31-08- 2017
Custo total elegível: 294.852,50 €
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 132.683,63 €
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
Internacionalização e inovação de Marketing
Os objetivos da empresa passam por:
- Reforço da orientação estratégica da produção interna para a procura externa e a promoção da competitividade da empresa através da presença ativa no mercado global, via reforço dos esforços financeiros, comerciais e humanos na promoção e prospeção de mercados internacionais, potenciando-se o incremento da atividade e do volume de negócios (crescimento superior a 67% do volume de negócios total e mais de 148% especificamente do volume de negócios internacional), assente no mercado externo, preconizando-se a diversificação de mercados e clientes, pretendendo-se elevar quer o volume de negócios na sua globalidade, quer o peso do mercado externo no volume de negócios (passar de 25% em pré projeto para mais de 40% no pós projeto) o que por sua vez se refletirá, necessariamente, na elevação dos resultados;
- Incrementar posicionamento estratégico nos mercados em que já atuamos e ser capazes de diversificar os mercados de atuação;
- Elevar a notoriedade, reconhecimento e visibilidade da marca;
- Apostar em novos modelos e técnicas de marketing nomeadamente ao nível do marketing digital como meio de promoção e notoriedade, refletindo-se no acréscimo das encomendas em 20%;
- Elevar a competitividade e qualificação organizacional via implementação e certificação de sistema de gestão da qualidade ISO 9001 (este objetivo será concretizado via candidatura autónoma ao SI Qualificação). Pretende-se que 100% dos procedimentos internos sejam realizados nos critérios de excelência com base no normativo aplicável;
- Apostar no reforço das TIC como ferramenta de gestão base e que permita uma integração global de todos os processos internos (este objetivo será concretizado via candidatura autonóma ao SI Qualificação a apresentar ainda nesta fase de candidaturas). Pretende-se que 100% dos processos e procedimentos organizacionais, qualidade e comercial estejam integrados e sejam geridos via software a implementar;
- Incrementar a presença na economia digital via site multilingue (cand SI Qualificação) e adaptado ao posicionamento estratégico pretendido, sendo expectável que pelo menos 30% dos novos contactos comerciais decorram deste meio.